-
Arquitetos: O-office Architects
- Área: 22047 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Chao Zhang, Siming Wu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sob o pano de fundo da rápida urbanização, o padrão de construção de campi escolares foi amplamente aprimorado em Shenzhen nos últimos 20 anos. Como parte da "Ação do Novo Campus", este projeto procura reconectar o campus ao seu ambiente natural e criar um novo significado através de uma estratégia de construção muito lógica. O projeto visa usar a localização central para interligar um complexo abrangente que oferece uma variedade maior de espaços para atividades culturais e esportivas, ao mesmo tempo em que reestabelece a circulação, comunicação e compartilhamento no campus, e cria uma coexistência entre humanos e natureza
Construindo com a Natureza
O projeto não apenas responde às crescentes demandas funcionais, mas também serve como gerador e distribuidor de uma nova forma de comunidade no campus. Projetado como um nexo espacial semelhante a uma esponja, o novo complexo incentiva os professores e alunos a se moverem livremente e se misturar nessa organização orgânica.
Este tecido verde-esponja se conecta a cada andar da edificação original por meio de um sistema de corredores adicionais no lado leste, e ao complexo de dormitórios existente por meio de plataformas paisagísticas no ponto mais baixo do prédio no lado norte. Eventualmente, ele realizará a interconexão de todo o campus e tecerá as atividades e fluxos existentes e não sistemáticos em um esquema homogêneo.
O projeto origina-se da geografia natural. O novo Centro de Atividades é concebido como uma extensão topográfica da colina ao sul do campus, com edifícios de 5 a 6 metros de largura definindo 2 grandes espaços semicobertos em terraços, respondendo à demanda dos vários tipos de atividades esportivas.
Entrelaçamento de Espaços
Acima dos ginásios ventilados naturalmente estão as treliças de aço de 30 metros quadrados apoiadas pelos volumes inclinados, os quais abrigam salas de atividades sociais internas e externas. Com um sistema de vegetação tridimensional incorporado, as 8 unidades estão alinhadas em duas colunas ao longo dos volumes inclinados. Os 2 componentes construídos juntos formam um aglomerado natural de atividades no campus.
Espaço Cotidiano de Comunhão
O transporte no campus não deve ser apenas um percurso de ida e volta entre dois pontos e uma linha. A vida no campus após a aula também não se resume apenas a percorrer salas de aula, dormitórios e campos esportivos. A parte inferior do novo centro possui dois espaços esportivos de grande escala com aproximadamente 4.000 metros quadrados no leste e oeste, totalizando 8.000 metros quadrados no total. Também abriga esportes em massa como basquete, tênis de mesa, ginástica e natação. Mais importante ainda, as passagens por esses dois espaços esportivos estão ligadas às diferentes partes do campus.
Conexões diversas são naturalmente criadas durante o percurso diário e as várias práticas esportivas. A cobertura "inclinada" do novo centro de artes e esportes é composta por salas de arte (música e dança) e 8 quadras esportivas ao ar livre. A experiência diária das caminhadas entre arte, esportes e natureza acrescenta novas perspectivas e cenas ao campus como um todo. Isso também traz ricas memórias para a vida dos jovens estudantes.
Na vida diária, ou nos momentos mais ordinários entre diferentes cursos e atividades específicas, a autonomia do espaço deve ser devolvida às pessoas, e um lugar que integra corpo, espaço e natureza pode finalmente trazer vitalidade.